segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PARTO NORMAL VERSUS CESÁREA

PARTO NORMAL VERSUS CESÁREA

Motivada por um artigo do Prof. Antonio Carlos Lopes(Professor de Clínica Médica) publicado na FOLHA DE SÃO PAULO intilulado Parto Normal x Cesárea, seguido de várias cartas de leitores contrárias às suas colocações, digamos bastante machistas, e depois de outro artigo em Tendências e Debates assinado pelo Dr. Jorge Kuhn dos Santos temos de considerar: é muito ponderada a posição do Prof. José Aristodemo Pinotti, que clama bom senso, em carta no Painel do Leitor da FOLHA de 20/09/08.
Nossa postura é muito clara: no SUS é fundamental estimular o Parto Normal em função de diminuir custos e morbidade materna e neonatal.
Na rede privada as mulheres, no Brasil e nos países desenvolvidos, passaram a opinar na via de parto que desejam e é saudável que possam faze-lo. Lamentavelmente o estímulo ao meritório trabalho de parteiras e enfermeiras obstétricas deixou de existir nas últimas décadas no Brasil o que é ruim. Estas poderiam ajudar em longos períodos de trabalho de parto e assim estimulá-lo!Mas vamos deixar de ser hipócritas: muitos professores de obstetrícia falam, em teoria no estímulo ao Parto Normal, mas só fazem Cesáreas na Clínica Privada. Fazem-nas inclusive em datas definidas por mapa astral ( informação veiculada por VEJA).A questão é multifacetada e depende da região do Brasil analisada e da faixa de renda da população atendida. Além do mais é sempre bom assinalar que pacientes submetidas a Parto Normal têm de 7 a 11 vezes mais riscos de virem a ter PROLAPSOS GENITAIS (queda de útero, bexiga, reto ou ainda incontinência urinária).Finalmente mas não em último lugar é interessante observar que os obstetras(que cuidam da MULHER GRÁVIDA) podem por vezes estimular o PARTO NORMAL mas os ginecologistas(que cuidam da mulher fora da gestação)toda vez que atendem uma mulher com prolapso genital fazem de saída a pergunta:-Quantos PARTOS NORMAIS a senhora teve? Relacionam a queixa aos partos normais! ALGO AÍ ESTÁ INCOERENTE! PENSEM NISTO!!

Dr. Thomaz Gollop

Passeios com a Clarinha

Ontem aconteceu nosso segundo passeio com a bebê fofa Clarinha. Fomos a casa nova da titia babona Sônia. Ela dormiu o passeio inteiro, uma fofura, a família inteira babando em cima da menina rsrsrs tentando acorda-la e nada.

Estou amamentando a Clarinha no peito, mas não me sinto a vontade para fazê-lo na frente de outras pessoas, por isso dei mamadeira para ela, já venho fazendo isso, dou peito e mamadeira, ela não confunde o seio depois, por isso não vejo problema. Mas não é o que pensa minha sogra e o resto da humanidade com seus mil e um palpites.

Minha sugestão: "Cada palpite R$ 10,00". Desta forma a bebê começaria sua vida já milionária. Pois é impressionante a quantidade de palpites que você recebe, e olha que eu achava que na gravidez era muito...RARARA! Eu não sabia o que me esperava. Engraçado é até homem dando palpite. Como ando meio “onça” quando é homem dou uma “patadinha”, tipo: Ah como você já pariu vários, sabe o que esta falando! Rsrsr!
Mas quando é mulher deixo “entrar por um ouvido e sair por outro”. Pois se fosse armazenar tudo que ouço ultimamente já estaria louca... Dando banho de leite de peito na minha filha rsrsr passando colorau nela... Dando chá pra matar a sede e por ai vai! Nossa! O povo deveria ter noção! Pelo Amor de Deus...ninguém merece rsrsr!

Mas até que estou levando na esportiva isso! O que não estou mais levando na esportiva é ficar em casa, todos estes dias cuidando da bebê. É ótimo estar com ela, mas a vida doméstica definitivamente não é pra mim. Sinto falta do trabalho... Dos estudos e já estou agilizando um curso para fazer ainda este ano, pois não quero passar estes seis meses só em casa. Vai sobrar pro maridão! rsrsr! Pelo menos isso né! Já que marido não pari, não amamenta, não engravida e não menstrua, ou seja Deus é Homem para quem tinha dúvida!

bjokas

Até!

Dri