segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PARTO NORMAL VERSUS CESÁREA

PARTO NORMAL VERSUS CESÁREA

Motivada por um artigo do Prof. Antonio Carlos Lopes(Professor de Clínica Médica) publicado na FOLHA DE SÃO PAULO intilulado Parto Normal x Cesárea, seguido de várias cartas de leitores contrárias às suas colocações, digamos bastante machistas, e depois de outro artigo em Tendências e Debates assinado pelo Dr. Jorge Kuhn dos Santos temos de considerar: é muito ponderada a posição do Prof. José Aristodemo Pinotti, que clama bom senso, em carta no Painel do Leitor da FOLHA de 20/09/08.
Nossa postura é muito clara: no SUS é fundamental estimular o Parto Normal em função de diminuir custos e morbidade materna e neonatal.
Na rede privada as mulheres, no Brasil e nos países desenvolvidos, passaram a opinar na via de parto que desejam e é saudável que possam faze-lo. Lamentavelmente o estímulo ao meritório trabalho de parteiras e enfermeiras obstétricas deixou de existir nas últimas décadas no Brasil o que é ruim. Estas poderiam ajudar em longos períodos de trabalho de parto e assim estimulá-lo!Mas vamos deixar de ser hipócritas: muitos professores de obstetrícia falam, em teoria no estímulo ao Parto Normal, mas só fazem Cesáreas na Clínica Privada. Fazem-nas inclusive em datas definidas por mapa astral ( informação veiculada por VEJA).A questão é multifacetada e depende da região do Brasil analisada e da faixa de renda da população atendida. Além do mais é sempre bom assinalar que pacientes submetidas a Parto Normal têm de 7 a 11 vezes mais riscos de virem a ter PROLAPSOS GENITAIS (queda de útero, bexiga, reto ou ainda incontinência urinária).Finalmente mas não em último lugar é interessante observar que os obstetras(que cuidam da MULHER GRÁVIDA) podem por vezes estimular o PARTO NORMAL mas os ginecologistas(que cuidam da mulher fora da gestação)toda vez que atendem uma mulher com prolapso genital fazem de saída a pergunta:-Quantos PARTOS NORMAIS a senhora teve? Relacionam a queixa aos partos normais! ALGO AÍ ESTÁ INCOERENTE! PENSEM NISTO!!

Dr. Thomaz Gollop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente