terça-feira, 28 de julho de 2009

Indo para maternidade

Olá meninas!!!

Nunca pensei que iria sentir dor e ter felicidade e alegria ao mesmo tempo!!!! Mas estas coisas existem mesmo!!!

Hoje tive contrações durante todo o dia e no decorrer do dia elas ficaram mais doloridas e agora neste exato momento 20:50 "O BICHO TA PEGANDO". Mas é suportável e passa, mas volta depois de 5 minutos. O R... esta tomando banho para irmos para maternidade, super ancioso, mas estamos tranquilos pois nos informamos e conhecemos os processos o que torna tudo mais seguro, confiante e calmo...Tão Calmo que cá estou eu aqui a postar para este blog neste momento (rsrsr).
Sabe! Esperei por este momento durante 41 semanas redondinho..inho agora que chegou sinto um misto de tantos sentimentos...e fome (rsrs) comi uma saladona agora pouco, tomei um sucão, é importante ir bem alimentada para maternidade pois lá pode ser que restrinjam a dieta até a bebê nascer e eu precisarei de energia extra para hora do parto.

Só queria partilhar este momento e escrever o que sinto...mesmo que não consiga expressar pois é muito lindo mesmo!!!

Ainda Grávida

Ontem fui a consulta do obstetra para fazer o acompanhamento da gestação, que hoje completa 41 semanas. Ele depois de me avaliar e fazer um Ultra Som disse que a bebê estava ótima, que tenho bastante líquido aminiótico, que tudo estava perfeitamente bem, etc. (Detalhe: eu não tinha dilataçã nenhuma). O médico então sugeriu que fossemos para maternidade fazer a indução do parto. Na hora eu topei, não questionei, só aceitei pois já estavamos na semana 41, indo para semana 42 e a bebê nada de nascer. Fomos então para casa, meu esposo e eu meio apreensivos pegamos nossas malas, colocamos água e comida para a Dina (nossa cachorrinha)e saímos apressados. Meu marido chamou seu irmão para nos acompanhar e trazer o carro de volta, assim que eu me internasse. No entanto, antes de sair de casa separei vários artigos cientificos, estudos e pesquisas sobre indução de partos e fui lendo este conteúdo durante o caminho. Resumindo: "Apenas 30% das induções de parto resultam em parto normal" (ou seja 70% das tentativas de indução viram cesárias. "A indução aumenta e muito a chance da mulher ter que se submeter a uma cesária". "Tem um índice alto de crianças que morrem no primeiro ano de vida, em caso de partos induzidos". Diante de todas estas questões só vale apenas correr estes riscos caso esteja diante de algum problema com a mãe ou com o bebê, e como no meu caso tudo estava perfeitamente bem, não entendi a vantagem de fazer uma indução e correr o risco de depois de algumas horas ouvi:
-Olha nós tentamos tudo, mas terá que ser uma cesária mesmo, pois vc não tem dilatação e como já estouramos sua bolsa vc corre risco de infecção, etc.

Parece brincadeira, mas é a pura verdade! Há médicos(não é o caso de meu GO) que tentam fazer a indução durante algumas horas, antes mesmo da mulher entrar naturalmente em trabalho de parto, como o processo pode demorar muito optam pela cesária, tipo só para a mulher ter a sensação que "tentou mesmo" o parto normal mas que não foi possível.

Tentei falar com meu esposo, mas parece que ele ficou meio alienado com as orientações médicas e não compreendeu minha insegurança e angustia. Quando estávamos quase chegando a maternidade surtei, falei que não ia fazer uma indução nem a pau e que se não desse certo seria a minha barriga que iriam cortar e não a dele, chorei muito...nossa me senti totalmente sozinha sabe! É triste o que temos que passar aqui para ter um parto normal, me arrependi de não ter ido fazer acompanhamento na Casa de Parto, pois lá teria certeza de meu parto normal e humanizado. Pois bem, entramos na maternidade fizemos a ficha e fomos encaminhados para uma avaliação e um exame de Cardiotografia da bebê, enquanto eu estava na sala o R...(marido) ligou para o médico e disse que eu não iria induzir pelos riscos de não dar certo e virar cesária. Dr. Alberto muito atencioso e compreensivo pedio que não tinha problema que poderíamos esperar até a completar 42ª semanas, mas que eu fizessemos os exames para saber como estava a bebê, e que se estivesse tudo bem poderiamos esperar até 42 semanas. Fiz os exames e a nota da minha bebê de 0 a 10 foi 10 tanto no cardiotoc quanto no ultrason, meu marido então falou: "Vc estava realmente certa". Só que até ai, até descobrirem que eu estava realmente certa, eu fiquei super nervosa. Se eu tivesse dado uma de boazinha...que aceita tudo...que tudo esta bom...provavelmente estas horas tivesse sido submetida a uma cesária sem a mínima necessidade.

É lamentável sabe, confio no meu médico, mas em parte pois este fato me fez repensar sobre o meu parto e o que realmente o médico tentou propor. Quando estávamos na consulta e ele propôs a indução comentou com o meu marido que se fossemos para a maternidade naquele momento ele teria a noite inteira para tentar o meu parto normal, o que poderia não ocorrer se fossemos no dia seguinte pois ele teria que desmarcar muitos pacientes e alguém teria que pagar aquela conta. Ou seja eu correria riscos para que o médico fizesse o que é mais conveniente para ele. Lamentável! Isso porque este médico é ainda um dos poucos raros que fazem parto normal.

Nunca me senti tão sozinha e vulnerável como agora. Parece que sua vida fica nas mãos de outros e você tem que estar o tempo todo alerta, caso contrário se ferra. É lindo ver na tv e jornal matérias incentivando o parto normal, mas é triste ver a luta que uma mulher tem que travar para ter um parto normal. Não é fácil!

Um grande abraço a quem teve coragem de ler todo este relato!