quarta-feira, 15 de julho de 2009

Primeira Postagem do Diário de Uma Nova Mãe

Estou criando hoje este blog aberto a todos para que seja minha válvula de escape diante de todas as mudanças da vida nesta nova fase.

A gravidez é uma caixinha de surpresas. E mesmo quando ela corre extremamente bem como foi o meu caso, as mudanças hormonais e corpóreas são inevitáveis e às vezes dolorosas.

Quando começamos (meu esposo e eu) a planejar a gravidez não tínhamos idéia de tudo o que significa a entrada de uma nova pessoa em nossas vidas, não imaginávamos que haveriam tantas mudanças. Na verdade só imaginavamos um bebê, os passeios feitos com ele e o máximo que chegamos a temer e refletir era no parto. Mas quando a gravidez aconteceu, meu corpo se transformou... personalidade fragilizada e tudo mais de forma inesperada. E olha que lemos muito... nos informamos...fizemos três cursos, mas nada se aproxima de estar dentro da situação.

Das coisas mais marcantes que me aconteceram:

1º) Fiquei impossível, um humor "do cão", briguenta...nossa! Quando não choro o dia inteiro...por qualquer coisa...uma comunidade de minhocas do Discover, a morte do Michael Jackson, uma palavra em um tom mais alto...tudo é razão.
2ª) Tinha a esperança (não me perguntem de onde tirei esta idéia) que minha barriga não ia crescer e que eu ficaria magra durante toda a gravidez. Pura ilusão!
3º) Fui tomada por medos... infinitos...de engordar...perder o marido...1001 coisas. Em parte acho que todo este medo se deve ao fato de que você quando esta grávida, sempre tem "um" que te para na rua, no mercado, na lojinha de R$1,99 para te dar um "conselho" ou contar sua trágica experiência. O pior é que você não precisa perguntar nada, a pessoa desconhecida ou conhecida (estas são as piores) chegam e começam a falar e a falar sem ter a mínima noção de como você esta diante de todas estas coisas. Claro você fica em pânico... mas tenta disfarçar para que o interlocutor tenha a oportunidade de calar a boca, mas isso só acontece quando você sai correndo com uma desculpa qualquer.
4º) (O pior de tudo) No começo da gravidez queria um parto cesária, pois não queria dor etc. e tal. Só que com todas minhas pesquisas e consultas fui percebendo que a melhor opção seria mesmo um parto normal. Que coisa! Pois se eu optasse por uma cesária minha vida teria sido muito mais fácil, não seria preciso trocar de obstetra aos oito meses de gestação (por que o tal só faz parto cesária agendado). Não precisaria ficar em pânico achando que me empurrariam uma casaria "guéla a baixo" por ser mais conveniente e lucrativo para o médico. Teria sido dispensada daquele exame de toque maldito que praticamente me estuprou... Em fim parece que teria sido o paraíso. No entanto eu cismei com esta coisa de parto normal e ficava em comunidades... blogs...sites da net pesquisando e percebi que não há um meio termo, tem uns sites que se dizem "amigos do parto" ou "maternidade ativa" que são formados e redigidos por obstetrizes que querem simplesmente vender seu peixe (o peixe são serviços de doulas = mais um custo $$$ pra você grávida do capitalismo selvagem), engraçado que elas dizem que só há no mundo dois ou três médicos que fazem parto normal nesta vida e por coincidência estes santos médicos não atendem nenhum convênio e trabalham com as tais obstetrizes doulas, então você esquece os anos de convênio médico que pagou e faz um pacote com as ditas “grupo da maternidade ativa” e este pacote terá doula...yoga...medico...hospital tudo pago por você e ainda tem mais eles te estimulam a ter todas as dores possíveis e não fazer uso de analgésicos ou anestesia, ou seja você paga uma grana danada...te colocam um medo dos infernos...e ainda você sofre que nem uma condenada. Isso quando te “orientarem” a ter um parto em casa. Sabe, nada contra os métodos naturais, mais até ai colocar para uma pobre mulher grávida que a única forma de se ter um parto normal seja assim eu já acho de mais.
Pesquisando nas maternidades onde estive aqui em São Paulo, Pro Matre, Santa Joana e São Luís soube os nomes de alguns obstetras que fazem sim parto normal e atendem sim a muitos convênios. Inclusive o médico que conheci durante uma palestra na Unimed e hoje é meu obstetra e faz parto normal, já tive que desmarcar várias consultas, pois ele estava em um. E como podem ver não precisei abrir mão do convênio, nem da anestesia e se por alguma razão tiver que fazer uma casaria não será o “fim do mundo” como os ditos naturalistas pregam.

Em fim são por estas e por outras que precisei criar este blog, pois ou escrevo ou enlouqueço.